Conheça 6 tipos de atividades físicas para idosos

Conheça 6 tipos de atividades físicas para idosos

As atividades físicas para idosos apresentam diversos benefícios. Elas atuam na prevenção da perda óssea e na manutenção do tônus muscular, além de ajudarem a melhorar o sistema cardiorrespiratório.

Vale lembrar que, em geral, a população começa a apresentar perda óssea aos 40 anos, e esse processo se intensifica durante a terceira idade. Portanto, é importante ter uma rotina de exercícios que evita essa perda acelerada, proporcionando maior qualidade de vida.

Um dos principais benefícios da atividade física para idosos é a preservação da independência deles. Isso porque os exercícios irão melhorar o tônus muscular, o equilíbrio e a coordenação motora. Dessa forma, eles se tornam mais saudáveis, e os riscos de lesão são diminuídos. 

A seguir, veja quais atividades são recomendadas e os benefícios de cada uma delas.

1. Caminhada

Entre os exercícios para idosos, a caminhada é um dos mais democráticos. Afinal, basta colocar um tênis e escolher um trajeto, sem a necessidade de grandes investimentos. O hábito de caminhar durante alguns minutos aumenta a disposição e a sensação de bem-estar.

Por ser uma atividade aeróbica, a caminhada gera energia para os músculos por meio do trabalho conjunto com a respiração. Além disso, a atividade pode ser feita diversas vezes ao dia, em uma quantidade menor de tempo, como duas caminhadas de 15 minutos, por exemplo. Assim, cada um segue o próprio ritmo, sempre respeitando os limites do corpo.

2. Natação

Existem diversas atividades físicas para idosos, e a natação é uma delas. Nadar regularmente é muito benéfico para a função respiratória, a frequência cardíaca e o aumento da mobilidade.

Uma das grandes vantagens é que esses exercícios físicos para idosos são de baixo impacto, porque acontecem na água. Dessa forma, é possível usufruir de diversos benefícios para a saúde, sem prejudicar articulações ou correr riscos de lesão.

3. Pilates

O pilates é indicado para todas as faixas etárias, sendo uma boa opção de atividade física na terceira idade. Durante as aulas, o profissional irá propor exercícios que ajudam no alinhamento da musculatura, além de dinâmicas de fortalecimento. Desse modo, é possível tirar a pressão das articulações.

Além disso, é um bom momento de praticar o alongamento para idosos. Com o acompanhamento de um profissional, é mais fácil acertar as posições e evitar erros de postura. Uma das grandes vantagens do pilates é que os exercícios são personalizados, e a prática respeita o ritmo de cada um.

4. Dança

A dança é uma atividade muito indicada para a terceira idade. Como é necessário decorar os passos, ela atua como um exercício de memória, além de trabalhar a coordenação motora, ajudando na prevenção de doenças como osteoporose e hipertensão.

Além dos benefícios para a saúde física, a dança é muito importante para o bem-estar mental. Isso porque ela proporciona a socialização, o que contribui para a prevenção e o combate à depressão.

5. Hidroginástica

A hidroginástica é uma atividade física divertida e muito benéfica. Ela atua no fortalecimento muscular, melhora o sistema cardiorrespiratório e ajuda na coordenação motora. Como ela é realizada na água, o impacto é menor. Assim, ela é indicada para pessoas que sofrem com artrose e osteoporose.

Além disso, assim como a dança, a hidroginástica promove a socialização, já que é realizada em grupo. Portanto, essas atividades físicas para idosos são vantajosas tanto para a saúde do corpo, quanto da mente.

6. Musculação

Não, você não leu errado. A musculação é uma atividade física que pode ser realizada pela terceira idade. O treino é adaptável, adequando-se às necessidades de cada um e respeitando o ritmo de cada corpo. Além disso, existem diversos tipos de halteres, com pesos variados.

Desse modo, é possível se adaptar aos exercícios e evoluir aos poucos. Vale lembrar que essa atividade é fundamental para aumentar a força muscular e a massa óssea. Entretanto, é importante ter um profissional orientando os treinos para evitar lesões.

Faça um acompanhamento da sua saúde

Além das atividades físicas para idosos, é importante manter um acompanhamento na terceira idade. Visitar um geriatra anualmente é fundamental para saber como está a saúde do seu corpo. Com o POP Saúde, você tem acesso a uma variedade de serviços, como consultas, exames e descontos em medicamentos. Confira!

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *