Conheça 5 avanços da tecnologia na medicina

Conheça 5 avanços da tecnologia na medicina

A transformação digital impacta o cotidiano das pessoas tanto na vida pessoal quanto na profissional, e a tecnologia na medicina é um exemplo disso. Os avanços tecnológicos permitem diagnósticos mais precisos, além de aumentarem a eficiência de exames e outros procedimentos.

Hoje, quando uma pessoa sofre uma lesão, ela é rapidamente enviada para fazer um raio X. Assim, o médico pode constatar se houve uma fratura óssea. Apesar de  ser muito utilizado, o aparelho de raio X foi criado apenas no final do século XIX e é um dos primeiros exemplos dos avanços da tecnologia na medicina.

A linha do tempo da medicina é recheada de exemplos como esse. Entretanto, separamos uma lista com as tecnologias mais recentes e promissoras. Acompanhe o conteúdo para entender cada uma delas.

1. Telemedicina

O termo “telemedicina” está relacionado a tudo que envolve a relação médico-paciente à distância, como a teleconsulta, o telediagnóstico ou a telecirurgia. Desse modo, é possível que o médico acompanhe um paciente remotamente, analisando seus exames e até mesmo fornecendo laudos médicos.

Esse avanço da tecnologia na medicina veio para ficar. Isso porque o atendimento remoto amplia o acesso à saúde, permitindo que pacientes possam se consultar com especialistas de outros estados, por exemplo.

2. Impressão 3D

A tecnologia de impressão 3D é surpreendente e pode ser aplicada em diferentes áreas. Na medicina, ela está sendo usada no desenvolvimento de bioimpressão de órgãos 3D e outras estruturas do corpo. Nesses casos, no lugar da tinta comum, a impressão é feita com biotinta que contém células, proteínas e outros elementos.

Essa tecnologia ainda está em fase experimental, mas existem testes para a criação de órgãos como pâncreas, rins e coração. A longo prazo, a ideia é que esses órgãos artificiais possam ser usados em transplantes, ajudando na diminuição da fila de necessitados.

3. Cirurgia robótica

A ideia de que robôs ajudariam a humanidade é muito comum em filmes de ficção, mas a ideia saiu das telas e foi parar nas salas de cirurgia. Funciona de uma forma diferente do que é visto nos filmes, afinal, quem realiza a cirurgia é um médico.

A cirurgia robótica é feita com o auxílio de estruturas robóticas que são comandadas pelo cirurgião. As câmeras utilizadas permitem uma visualização mais completa do corpo humano e contam com uma rotação de 360 graus. 

Outra vantagem é que os braços robóticos não apresentam tremor, proporcionando maior precisão aos movimentos. Desse modo, é possível realizar procedimentos de alta complexidade em locais delicados. 

Vale lembrar que, apesar da alta qualidade da tecnologia na medicina, o médico continua sendo indispensável, pois é ele quem possui poder de decisão.

4. Prontuário eletrônico

Quando uma pessoa vai ao médico, é comum levar os últimos exames ou receitas. Assim, fica mais fácil explicar para o médico o histórico de determinada doença, principalmente quando a pessoa está mudando de profissional.

Com a utilização do prontuário eletrônico, isso se torna mais simples, porque as informações do paciente ficam armazenadas em um só lugar. Dessa forma, é mais fácil ter acesso a exames, histórico e tratamento, além de simplificar o trabalho de equipes multidisciplinares. 

Alguns convênios já contam com o prontuário on-line, permitindo que os profissionais tenham acesso a todas as informações necessárias. Com essa automação, a consulta torna-se mais produtiva, e o diagnóstico, assertivo.

5. Wearables

Os wearables são dispositivos vestíveis que contêm muitos sensores. Ao utilizá-los, é possível monitorar os sinais vitais, como batimentos cardíacos, pressão arterial, qualidade do sono e nível de glicose. 

Esse tipo de tecnologia permite um nível maior de monitoramento e acompanhamento clínico do paciente. Desse modo, os dados são mais assertivos, porque são coletados durante diferentes dias, enquanto o paciente segue sua rotina habitual.

Um exemplo desse tipo de dispositivo são os smartwatches (relógios inteligentes). Eles conseguem avaliar diversas informações e, até mesmo, organizá-las em um aplicativo.

Benefícios da tecnologia na medicina

A utilização da tecnologia na medicina possui muitos benefícios. Ela permite que sejam feitos exames mais completos e procedimentos pouco invasivos. Além disso, ela torna o atendimento mais qualificado, auxiliando a tomada de decisão e fornecendo informações que colaboram para o diagnóstico correto.

Enquanto algumas tecnologias ainda estão em fase de aprimoramento, outras já são amplamente utilizadas, como a telemedicina. Com o POP Saúde, você consegue marcar uma consulta à distância, com um profissional qualificado e com um preço que cabe no seu bolso. Confira os nossos benefícios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *