Conheça 5 benefícios de beber água e veja como criar esse hábito

Conheça 5 benefícios de beber água e veja como criar esse hábito

Manter o corpo hidratado ao longo do dia é muito importante para a saúde porque promove o bom funcionamento do organismo e de muitas funções vitais. Existem diversos benefícios de beber água regularmente: emagrecimento, melhora na memória e intestino regulado são alguns deles.

A água funciona como um regulador das funções do corpo. Por isso, ingerir a quantidade correta ao longo do dia é muito importante, já que ela é responsável pela regulação da temperatura do organismo, por exemplo. Outro sistema diretamente afetado pela quantidade de água é o sistema circulatório.

Esses exemplos já deixam claro a importância da água para a saúde, não é mesmo? Separamos cinco benefícios de beber água e explicamos como o líquido funciona no organismo. Veja a seguir.

5 benefícios de beber água

A água ajuda a regular diversas funções do corpo e, ao longo do dia, é normal perder uma quantidade do líquido por meio do suor e da urina. Por isso, há uma grande importância de beber água, pois é necessário repor a substância. Conheça os principais benefícios de beber água regularmente.

1. Regulação da temperatura corporal

Depois de fazer exercícios físicos ou até mesmo em dias quentes, o corpo libera uma grande quantidade de suor para regular a temperatura corporal. Portanto, a transpiração é fundamental para que o corpo não sofra uma alteração térmica brusca. Para que isso funcione corretamente, é necessário beber água ao longo do dia.

2. Memória e funções cerebrais

Entre os benefícios de beber muita água está a melhora nas funções cerebrais. Isso porque a água é o principal componente do sangue e, quanto mais água, maior a quantidade do líquido correndo pelas veias. Dessa forma, há um aumento no transporte de nutrientes em todo o corpo, inclusive no cérebro.

Diversas reações químicas que acontecem no cérebro necessitam de água. Então, beber muita água estimula essas atividades, e entre elas está a formação da memória. Portanto, beber mais água leva mais nutrientes para o cérebro e auxilia nas atividades que ocorrem nesse órgão.

3. Emagrecimento

Sim, beber água emagrece. Isso acontece de duas formas: a primeira delas é porque a água reduz a retenção de líquidos e estimula a ação dos rins. Por outro lado, ela também gera a sensação de saciedade. 

Sabia que muitas vezes as pessoas comem além do necessário porque estão com sede, e não com fome? Por isso, beber água antes das refeições é uma forma de controlar o apetite e ingerir apenas a quantidade essencial de comida em seu organismo.

4. Regulação do intestino

Muitas pessoas sofrem de prisão de ventre, e uma das maneiras de melhorar essa situação é bebendo água. Ela ajuda a lubrificar as paredes intestinais e na movimentação do bolo fecal. 

Assim, quanto mais líquido é ingerido, mais hidratadas as fezes ficam. Isso faz com que haja um aumento em seu volume e, consequentemente, favorece os movimentos que a expulsam do corpo.

5. Pele mais bonita

Entre os benefícios de beber água também está uma pele mais hidratada e bonita. Quando grandes quantidades do líquido são ingeridas, promove-se a revitalização das células e das mucosas. 

Ou seja, é uma hidratação que acontece de dentro para fora, sendo a forma mais barata de manter uma pele bonita e evitar o envelhecimento precoce.

Como criar o hábito de beber água?

Muitas pessoas se perguntam: quantos litros de água devo beber? Quando dizem que a quantidade indicada é de dois litros por dia, esse valor é uma média geral para a população. Entretanto, isso pode mudar de acordo com o peso de cada indivíduo.

Então, para saber uma quantidade mais adequada para o seu peso, é possível fazer uma conta: multiplique os seus quilos por 0,03. O resultado é a quantidade de litros que deve ser ingerida. No caso de uma pessoa com 60 kg, por exemplo, seria 1,8 litro.

Agora que você já sabe os benefícios de beber água e quanto deve ingerir por dia, veja algumas dicas práticas para inserir esse hábito em sua rotina.

  • Beba água ao acordar, antes mesmo do café da manhã;
  • Beba água após ir ao banheiro;
  • Use um aplicativo para beber água. Ao longo do dia, notificações irão te lembrar de beber água;
  • Beba água antes das refeições,
  • Tenha sempre uma garrafa por perto.

Se você perceber que está com desidratação recorrente ou apresentando sintomas de alguma doença, conte com o POP Saúde. Assim, fica mais fácil marcar uma consulta com um especialista e fazer exames com preços acessíveis. Aproveite os benefícios e lembre-se: saúde em primeiro lugar!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *