Cirurgia robótica: o que é, como funciona e mais

Cirurgia robótica: o que é, como funciona e mais

Os avanços tecnológicos trouxeram diversos benefícios para os serviços de saúde, e um dos mais promissores é a cirurgia robótica. Apontada por especialistas como o futuro da medicina, essa modalidade tem revolucionado a segurança e a eficácia de diversos tipos de procedimentos.

São benefícios válidos não só aos pacientes como para especialistas. Quer saber mais sobre as cirurgias robóticas? A seguir, você tem informações importantes de como elas funcionam, quais as suas vantagens e quando esse tipo de intervenção é necessário. Acompanhe!

O que é a cirurgia robótica?

Muitos podem achar estranho ser operado por um robô, entretanto, esse é um dos métodos mais seguros da medicina atual. No Brasil, há mais de dez anos, robôs atuam sob a supervisão e o controle de profissionais especializados na modalidade. Isso garante mais segurança e confiabilidade ao procedimento.

Mas, afinal, o que é cirurgia robótica e como ela funciona? A operação é feita por meio de pequenas incisões no corpo, como acontece na laparoscopia. Contudo, no método com robôs, são introduzidos braços mecânicos equipados com os instrumentos cirúrgicos e a câmera, que envia imagens em tempo real para o cirurgião.

Conheça as vantagens da cirurgia robótica

São várias vantagens em relação às cirurgias comuns, pois o método é menos invasivo e reduz sangramentos e dores. Quando comparado à laparoscopia, oferece precisão em locais de difícil acesso e movimentos mais intuitivos. Nesse sentido, destacam-se operação robótica da próstata, do diafragma e da saída do esôfago.

Além disso, a cirurgia robótica evita riscos de infecção e pode oferecer menor tempo de internação ao paciente. Porém, não são benefícios apenas para o paciente. Nesse tipo de procedimento, há vantagens ao cirurgião, como melhor ergonomia — já que ele fica sentado em posição confortável — e visão tridimensional da cirurgia.

Quais são as principais cirurgias robóticas?

Um dos grandes atrativos do uso de robôs nos tempos atuais é sua ampla margem de especialidades. Entre as operações mais procuradas estão a cirurgia robótica de próstata e outros procedimentos de urologia. Além de disso, é comum o uso da tecnologia em cirurgias ginecológicas.

Cabe ressaltar que o robô não faz nada sozinho e todo o trabalho é monitorado e controlado pelo cirurgião no console. A segurança faz com que seja possível realizar procedimentos como a cirurgia cardíaca robótica, bem como gastrocirurgias e operações torácicas, de cabeça ou de pescoço.

Antes e após a cirurgia por tecnologia robótica

Como em outros tipos de intervenção, a operação realizada por equipamento robótico é determinada pelo especialista após uma avaliação prévia do paciente. Os hospitais com cirurgia robótica seguem padrões rigorosos de cuidados e segurança antes, durante e após o procedimento.

Um fato importante é que as cirurgias robóticas costumam resultar em uma recuperação mais rápida do paciente. Isso acontece por serem operações menos invasivas e com mais precisão. Não à toa, o uso dessa tecnologia na medicina é bastante comum e o número de clínicas equipadas é cada vez maior.

Conte com atendimento médico pelo Pop Saúde

Agora você já sabe tudo sobre o método da cirurgia robótica e os seus benefícios para a medicina atual. Porém, é sempre bom ressaltar que, como toda operação, esse tipo de intervenção só deve ser solicitado pelo médico após a realização de exames e diagnósticos precisos.

O melhor é que você pode contar com o atendimento de clínicas com essa tecnologia aqui, no Pop Saúde. Com a gente, você garante consultas, exames e medicamentos a preços que cabem no seu bolso, além de ter os melhores profissionais à sua disposição. Conheça as vantagens do serviço e cadastre-se!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *