Consulta médica on-line: conheça as vantagens e opções de atendimento

Consulta médica on-line: conheça as vantagens e opções de atendimento

A consulta médica on-line tornou-se uma atividade comum graças à pandemia do novo coronavírus. Com a necessidade do isolamento social e a alta transmissibilidade do vírus, o ideal é que as pessoas permaneçam em casa e evitem visitas ao hospital.

Entretanto, a população não pode ficar desassistida, e a consulta com médico on-line é uma forma de manter o acompanhamento dos pacientes nesse período. A seguir, entenda as vantagens do modelo e veja as opções de atendimento na internet.

Vantagens da consulta on-line

Existem muitas vantagens em optar por uma consulta médica on-line. A primeira delas é a extensão desse tipo de serviço, que agora pode chegar a mais pessoas. Afinal, muitos vivem em situação vulnerável, e é comum a falta de médicos nesses lugares.

Ao viabilizar a consulta pela internet, as pessoas podem ser atendidas por profissionais de outras regiões. Isso é essencial, pois amplia o acesso a diferentes especialistas, já que muitos locais contam apenas com a ajuda de um clínico geral. 

A diminuição nos custos é mais uma vantagem. Isso porque não é necessário se locomover até o hospital e, também, porque a consulta médica pela internet costuma ter um preço mais em conta. Para completar, outro grande benefício é a agilidade no atendimento e tratamento dos pacientes.

Conheça os tipos de atendimento

O Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Medicina (CFM) permitiram que as consultas pela internet sejam feitas devido ao momento atípico de crise sanitária. Entretanto, isso pode mudar depois da pandemia.

Eles regularizaram cinco tipos de práticas que podem ser realizadas pela telemedicina:

  • Atendimento pré-clínico: momento de triagem, quando o paciente fala sobre os sintomas e seus sinais vitais;
  • Consulta: conversa entre o médico e o paciente, assim como acontece pessoalmente;
  • Diagnóstico: quando o médico apresenta a sua conclusão sobre o problema do paciente e define um tratamento;
  • Suporte assistencial: consulta de retorno, permitindo que o médico acompanhe o caso do seu paciente,
  • Monitoramento: quando o acompanhamento é feito de forma mais frequente, observando sintomas como febre e sinais vitais.

Plataformas de consulta on-line

Agora que você já sabe as vantagens e quais tipos de consulta médica on-line podem ser feitos, deve estar se perguntando como marcar um horário, certo? Existem diversas formas de conseguir esse atendimento, tanto por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto por atendimentos particulares.

Antes de marcar uma consulta, é importante saber que alguns serviços fornecem orientação médica por telefone, enquanto outros são em plataformas digitais. No caso dos atendimentos on-line, confira se há necessidade de baixar algum aplicativo para realizar a consulta. Veja, a seguir, onde encontrar esse tipo de serviço.

Consulta on-line pelo SUS

Existem duas formas de conseguir uma consulta on-line pelo sistema público de saúde. O TeleSus funciona como um atendimento pré-clínico, que pode ser feito pelo telefone, chat on-line ou aplicativo. Por meio dele, é possível tirar dúvidas sobre a COVID-19 e ter um primeiro atendimento para falar sobre seus sintomas.

Outra plataforma que pode ser usada é o Consultório Virtual — uma parceria entre o governo e o Hospital Albert Einstein. O objetivo dessa plataforma é manter o acompanhamento de pacientes com diabetes, hipertensão e outras condições. Assim, as pessoas podem ficar seguras em casa e continuar cuidando da saúde.

Plataformas gratuitas

Alguns médicos estão oferecendo consulta médica on-line de forma gratuita em diferentes plataformas. Algumas iniciativas estão relacionadas ao atendimento de pessoas com sintomas de COVID-19, enquanto outras oferecem uma variedade maior de serviços.

Consulta on-line particular

Outra opção são as consultas particulares que podem ser feitas pela internet. Além do site de consulta médica on-line, existem diversas plataformas que proporcionam o encontro entre médico e paciente, e é possível encontrar uma ampla variedade de preços. 

Com o POP Saúde, por exemplo, você recebe um atendimento de qualidade com um preço que cabe no seu bolso. Para deixar o serviço ainda mais completo, oferecemos orientação por telefone 24 horas por dia. Confira nossos planos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *