Entenda como funciona um consultório on-line

Entenda como funciona um consultório on-line

Os avanços da tecnologia permitem grandes transformações e o consultório on-line é um exemplo disso. Esse modelo de negócio permite uma gestão integrada do consultório e das consultas, tornando os processos mais eficientes para o médico, o paciente e os funcionários do local.

O consultório on-line é uma operação que engloba a telemedicina, mas vai além dos atendimentos à distância. A seguir, entenda melhor como isso funciona.

O que é consultório on-line?

O consultório on-line é um modelo de gestão que utiliza a tecnologia para integrar seus processos. Desse modo, ele impacta diretamente os processos de rotina, como os atendimentos, e utiliza os recursos digitais a seu favor.

Além de fazer uma consulta on-line, o paciente consegue agendar consultas por meio de uma plataforma digital. Com o sistema médico em nuvem, é possível armazenar prontuários e exames que podem ser acessados a qualquer momento pelo médico ou paciente. 

Agendamento e prontuário on-line: praticidade no dia a dia

Durante muito tempo era necessário ligar em um consultório para marcar uma consulta. Com o novo modelo de negócio, o próprio paciente consegue marcar consulta on-line. Dessa forma, é possível acessar a agenda do local e encontrar um horário disponível. 

Além disso, o prontuário também era físico. Ou seja, ao chegar no consultório a recepcionista precisava organizar os papéis e confirmar os dados do paciente e, depois, o médico anotava as informações da consulta em um prontuário de papel. Com o modelo on-line, as informações ficam armazenadas na nuvem e podem ser atualizadas rapidamente.

Informações na nuvem: segurança e assertividade

Quando falamos sobre o sistema de consultório on-line, ele engloba diversas atividades. Além de manter dados cadastrais e os prontuários das últimas consultas na nuvem, esse tipo de sistema permite o armazenamento de informações como receitas e resultados de exames, por exemplo.

Desse modo, o médico consegue ter acesso ao histórico do paciente de maneira prática e rápida. Isso irá ajudar na tomada de decisão, além de otimizar o tempo durante a consulta. Para completar, os sistemas em nuvem garantem a segurança dos dados.

Plataforma de telemedicina: entenda suas funções

Um consultório on-line precisa de uma plataforma de telemedicina para gerenciar diversas informações, como a agenda dos médicos, a teleconsulta e os dados dos pacientes de maneira adequada. 

A consulta à distância ainda é um tópico em discussão na comunidade científica, mas já está ajudando diversas pessoas. Ela permite a redução dos custos da clínica e até mesmo das consultas. Inclusive, vale destacar que ao optar por uma teleconsulta, o paciente economiza o tempo e o dinheiro do deslocamento.

Laudo à distância: essencial para o atendimento

A tecnologia possibilitou a realização de consultas à distância, democratizando o acesso à saúde. Outra grande vantagem oferecida pela telemedicina é a possibilidade de laudo on-line. Ou seja, o médico pode avaliar os exames e fazer uma consulta e, em seguida, dar o seu parecer.

Assim, a consulta à distância cumpre todas as etapas do processo presencial. Afinal, não haveria sentido fazer todo o processo on-line, mas precisar receber o laudo presencialmente. 

Benefícios do consultório on-line

Agora que você já conhece como funciona um consultório on-line, é possível perceber que ele é capaz de integrar diversas atividades de um consultório tradicional. A diferença é que a tecnologia é utilizada para tornar os processos assertivos, promovendo uma boa gestão das atividades e do tempo.

Além disso, o acesso às informações dos pacientes permite que o médico analise os casos de maneira mais rápida e possa consultar dados antigos sem grandes dificuldades. Isso também é um ponto positivo para o paciente, que não precisa se preocupar em levar diversos exames e receitas antigas para as consultas.

Faça uma consulta à distância com o POP Saúde

Sabendo dos avanços da tecnologia, o POP Saúde já oferece serviços de telemedicina. Os planos são trimestrais e anuais, e os beneficiários ainda conseguem comprar remédios com 20% de desconto. Confira nossas vantagens!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentários

Karine Sander Martins 16 de agosto de 2021

Muito bom