Infecção urinária: tudo sobre esse problema tão comum

Infecção urinária: tudo sobre esse problema tão comum

A infecção urinária é um dos tipos mais comuns de infecção bacteriana. Além de atrapalhar a rotina do paciente, devido à vontade de ir ao banheiro várias vezes ao dia, ela causa dores e queimações, além de outros efeitos que geram mal-estar.

No entanto, mesmo se tratando de um problema tão recorrente, a strong>infecção do trato urinário (ITU) ainda gera muitas dúvidas e incertezas. Por isso, preparamos um guia com informações sobre a doença. Continue a leitura para saber todos os detalhes!

O que é uma infecção urinária?

Existem diferentes causas de infecção urinária, mas a mais comum é a ação de microrganismos presentes nas fezes. Por alguma razão, eles acabam entrando no canal urinário — onde não há defesa contra eles — e fazem mal ao organismo.

Quando limitado à bexiga (trato urinário baixo), a condição é chamada de cistite e pode ser resolvida com o uso de antibiótico.

Entretanto, se a infecção “subir” (trato urinário alto), ela recebe o nome de pielonefrite, um problema perigoso, já que existe o risco das bactérias entrarem na circulação sanguínea. Isso pode causar sintomas como febre e até mesmo uma infecção generalizada.

Mais comum em mulheres

A infecção urinária em mulheres é bem mais frequente do que em homens. Isso acontece porque a uretra feminina é mais curta e fica mais próxima à vagina e ao ânus. A associação do problema com o sexo e o início da vida sexual também é recorrente.

Ademais, uma parcela das mulheres apresenta quadros de cistite recorrente ou de repetição. São casos em que a paciente apresenta três episódios de infecção em um ano, o que não representa uma ameaça à saúde, mas afeta bastante a qualidade de vida.

Quais são os sintomas da infecção urinária?

Mesmo sendo mais frequente entre elas, a infecção urinária em homens e mulheres possui sintomas semelhantes. Ao observá-los, é importante realizar uma consulta médica e evitar o consumo de medicamentos sem prescrição.

Os sintomas de infecção urinária são:

  • Ardência ou dor ao urinar;
  • Pressão ou dores abaixo da barriga;
  • Constante vontade de fazer xixi, mesmo quando não há o que urinar;
  • Xixi com aparência escura, sangue ou odor estranho,
  • Cansaço, indisposição ou mal-estar.

Atente-se a: febre, dores nas costas, perda de apetite, náusea, vômito e calafrios, pois podem indicar que a infecção alcançou os rins. Nesses casos mais extremos, o paciente deve procurar atendimento médico com urgência.

Quadros assintomáticos também devem ser levados em conta. São mais frequentes em casos de infecção urinária na gravidez, que precisam ser devidamente tratados. Com os idosos, pode acontecer de surgirem somente sintomas aparentemente não relacionados, como sonolência ou confusão mental, que devem ser avaliados pelo médico.

Como diagnosticar e tratar a infecção?

Geralmente, a comprovação da infecção é feita através do exame de urina e da cultura de urina para determinar a bactéria envolvida. Além disso, o teste pode servir para indicar quais são os antibióticos eficazes contra aquele microrganismo.

Em certos casos, exames de imagem também podem ser solicitados pelo especialista, para a análise das vias urinárias, da bexiga e dos rins.

O tratamento para infecção urinária é baseado na administração de antibióticos e analgésicos. Situações mais específicas, como a infecção por vírus ou fungos, podem exigir outros tipos de terapia. De todo modo, repouso e ingestão de bastante líquido são essenciais.

Agora que você já sabe o que é infecção urinária, fica mais fácil procurar ajuda ao notar algum sintoma. Uma consulta com urologia no início da doença pode fazer toda a diferença, e no Pop Saúde você agenda atendimentos médicos de forma prática, por um preço que cabe no seu bolso. Acesse o site e conheça o serviço!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *