O que faz um dermatologista? Entenda a importância para a saúde da sua pele 

O dermatologista é um médico especializado no tratamento de doenças e distúrbios da pele, cabelo, unhas e membranas mucosas.

O que faz um dermatologista? Entenda a importância para a saúde da sua pele 

Quando o assunto diz respeito à saúde da pele e dos cabelos é comum surgirem muitos mitos.

Contudo, a pele é o maior órgão do corpo humano e quem sabe tudo sobre ela é um especialista da área. A seguir, entenda o que faz um dermatologista e saiba qual é a importância deste profissional, responsável por prevenção e diagnósticos, como também por tratamentos estéticos.

O que faz um dermatologista?

O dermatologista é um médico especializado em doenças que envolvem a pele. Cabelo, unhas e todos os tecidos que classificados como epiteliais. O especialista deve ter graduação em Medicina, depois ele cursa um período de residência ou especialização na área com aprovação em Exame de Título de Especialista em Dermatologia da Associação Médica Brasileira (AMB) com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Um dermatologista pode identificar e tratar mais de 3 mil doenças. Essas condições incluem eczema, psoríase e câncer de pele, entre outros.

De fato, a pele é um órgão incrível. É a primeira linha de defesa do corpo humano contra doenças, protege seu organismo, e merece atenção. Por isso, os dermatologistas são os únicos a possuírem experiências únicas para oferecer o melhor cuidado para o órgão que cuida de você.

Mas além da saúde, os dermatologistas também podem tratar questões estéticas, ajudando a revitalizar a aparência da pele, cabelos e unhas..

Os dermatologistas realizam cirurgias de pele em muitas situações:

  • Prevenir ou fornecer controle precoce da doença, por exemplo, remover o câncer de pele;
  • Melhorar a aparência da pele,
  • Estabelecer um diagnóstico definitivo.

Quando procurar o dermatologista?

De exames de câncer de pele de rotina a tratamento de acne hormonal, o dermatologista pode ajudar a equilibrar a saúde de sua pele. Assim, ao sinal de qualquer alteração ou mudança de aspecto de pele, unha, cabelo e pelos, é necessário consultar um médico especializado.

Queda de cabelos, unhas fracas e quebradiças, presença de acne no rosto e outras tantas condições são assunto para um dermatologista. Procure também o profissional nos seguintes casos:

  • Abcessos como pus, foliculites, furúnculos, ou outro tipo de lesões que contenham secreção;
  • Descamações ou irritações no couro cabeludo;
  • Dermatite;
  • Nódulos e cistos;
  • Verrugas, entre outros.

Portanto, é importante estar atento às mudanças do corpo, e assim buscar um dermatologista para manter a saúde em dia.

Como cuidar da pele?

Para cuidar da pele, em primeiro lugar identifique qual é o tipo da sua, pois ajudará você a cuidar de dela da forma certa. O dermatologista é o profissional certo para essa missão. Mas independentemente disso, há alguns cuidados quase unânimes, como o uso do protetor solar – o maior cuidado que você pode ter.

Use protetor solar diariamente

O filtro solar é uma das coisas mais importantes que você pode fazer pela sua pele. Quando aplicado corretamente, o protetor solar protege a pele dos nocivos raios ultravioletas (UV) do sol, que causam queimaduras solares, câncer de pele e envelhecimento prematuro da pele, como rugas e manchas. Para obter a melhor proteção, aplique um protetor solar de amplo espectro resistente à água com FPS 30 ou superior em todas as peles não cobertas por roupas e reaplique a cada duas horas ou após nadar ou suar.

Simplifique sua rotina de cuidados com a pele

Menos é mais quando se trata de cuidados com a pele. Usar muitos produtos, especialmente vários produtos antienvelhecimento, pode irritar sua pele. Em vez disso, concentre-se no básico, como um limpador suave, protetor solar e hidratante. Estabeleça rotinas de cuidados com a pele de manhã e à noite que funcionem bem para sua pele e siga-as.

A pele é o maior órgão do seu corpo, por isso é importante cuidar bem dela. Se você tiver dúvidas sobre seu tipo de pele ou como cuidar dela, converse com um dermatologista.

Como escolher o dermatologista? Veja 3 dicas

A escolha de um dermatologista é uma decisão importante e pessoal, especialmente se você tiver algum problema de pele. Como encontrar o dermatologista certo para você? Aqui estão alguns fatores importantes a serem considerados:

1.Obtenha referências

Comece pedindo recomendações a familiares, amigos e outros profissionais de saúde. Afinal, saber a satisfação dos pacientes é fundamental. Com uma lista de alguns nomes, ligue para o consultório de cada dermatologista para ver se ele ou ela está aceitando novos pacientes. Procure também nas redes sociais e verifique se há um site do profissional. Solicite à recepcionista uma consulta para conhecer e conversar com o dermatologista.

2. Verifique as experiências do médico

É importante considerar a experiência do profissional na sua área de atuação, principalmente quando se trata de procedimentos estéticos. Para os casos mais graves, como câncer, recomenda-se a busca por profissionais com mais experiência no mercado. Além da formação e especializações, é importante conhecer a área de atuação do profissional, principalmente quando se trata de procedimentos estéticos. Já em os casos mais graves, como câncer, é recomendado buscar especialistas na área e que tenham mais experiência.

3 – Encontre seu médico na POP Saúde

Agora que você já sabe o que faz um dermatologista e a importância deste profissional para a saúde, encontre seu especialista. O Pop Saúde conta com um Corpo Clínico de excelência constituído por médicos de diferentes especialidades clínicas, comprometidos com a qualidade e que atuam sob protocolos e rotinas totalmente alinhadas às normas de saúde. Para completar, você agenda atendimento médico de forma prática, por um preço que cabe no seu bolso. Acesse o site e conheça o serviço.

Por fim, após a consulta com seu dermatologista, é essencial realizar os exames solicitados e usar os remédios e/ou dermocosméticos prescritos.

No Pop Saúde você tem mais facilidade na hora de agendar sua consulta com um neurologista e outros especialistas. Além disso, o serviço disponibiliza clínicas hospitalares próximas em horários personalizados, tudo por um preço que cabe no bolso. Acesse o site e conheça os benefícios!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *