Todo mundo já passou por alguma situação de saúde em que precisa receber informações sobre sintomas ou formas de prevenção. Na maioria das vezes, as pessoas procuram esses dados na internet, o que nem sempre é seguro. Por isso, a orientação médica por telefone pode fazer toda a diferença.

Mas, afinal, como é feito esse contato com o médico por telefone? Quando é o momento certo de procurá-lo? A gente sabe que dúvidas como essas são bastante comuns. Para resolvê-las, separamos informações importantes sobre essa modalidade de saúde, com dicas de como obter as orientações que precisa. Acompanhe!

Entendendo a orientação médica por telefone

Antes de tudo, é importante entender que a orientação não deve ser confundida pelo que se chama atendimento médico por telefone. Isso porque esse tipo de consulta é proibido pela Agência Nacional de Saúde e pelo Conselho Federal de Medicina, desde 2012.

Essa determinação quer dizer que o médico pode apenas passar informações e dicas e orientar o paciente, mas nunca analisá-lo. Ao contrário de um atendimento médico, a orientação é similar a uma triagem, que já é feita pelos hospitais de forma presencial. De todo modo, é um recurso que ajuda bastante quem apresenta sintomas iniciais de algum problema de saúde.

Como funciona a orientação médica por telefone?

Como destacamos agora há pouco, essa modalidade médica consiste na orientação do paciente em casos simples de saúde. Isso evita que a pessoa vá ao hospital quando não há essa necessidade, ou facilita a sua ida ao profissional mais adequado.

Cabe deixar claro que essa triagem está completamente de acordo com a legislação e atende a todos os requisitos, ética e segurança da ANS, do CFM e de demais órgãos reguladores. Aqui, no Pop Saúde, por exemplo, o assinante tem acesso a orientações médicas pelo telefone sempre que precisar, com uma central telefônica especializada.

Quando devo procurar a orientação por telefone?

A orientação médica pela central telefônica é indicada para pacientes de todas as idades. Esse contato é voltado para quem quer ou precisa tirar dúvidas e receber dicas de prevenção e assistência básica para uma triagem.

Dessa forma, o especialista pode oferecer sugestões de cuidado com a saúde, de acordo com sintomas ou necessidades do paciente. Além disso, em muitos casos, há um direcionamento da pessoa para um atendimento presencial com o médico clínico geral ou profissional de determinada especialidade.

O que acontece após a orientação pelo telefone?

Cada contato tem suas particularidades, com base em informações passadas pelo paciente e nas orientações médicas. Nos casos em que a ligação foi feita para tirar dúvidas e receber dicas, o solicitante pode pôr em prática as instruções do especialista e acompanhá-las ao longo do tempo.

Há também o direcionamento do paciente a uma avaliação presencial. No Pop Saúde, além das orientações, dá para agendar a consulta médica por telefone. De forma simples, prática e econômica, o paciente escolhe o dia e o horário mais adequados para seu atendimento, sem burocracias e filas.

Orientação de saúde por telefone é com o Pop Saúde!

Agora, você já sabe bem como funciona a orientação de saúde por telefone e em quais momentos esse serviço tão prático pode te ajudar. Por isso, não perca tempo e faça a sua assinatura do Pop Saúde para ter acesso ao benefício 24 horas por dia e sete dias por semana, sem custo adicional.

Por um preço que cabe no seu bolso, você e sua família terão uma assinatura com direito a consultas, exames e remédios a preços reduzidos. Além disso, você conta com sorteios mensais e vários outros benefícios imperdíveis. Aproveite!