Plano de saúde para MEI: confira como escolher a melhor opção

Plano de saúde para MEI: confira como escolher a melhor opção

O número de microempreendedores individuais (MEI) ultrapassou os dez milhões, e a tendência é que ele continue crescendo. Nem todo mundo sabe, mas esses profissionais têm direito ao plano de saúde para MEI, que possui preços mais acessíveis em relação aos tradicionais.

A vantagem financeira do convênio médico para MEI chama a atenção, mas alguns fatores devem ser analisados para que o profissional escolha a melhor opção. Por isso, preparamos um conteúdo para explicar como é possível contratar esse tipo de plano e o que deve ser analisado antes da contratação. Confira!

Quem pode fazer o plano de saúde para MEI?

Todos os microempreendedores têm acesso ao plano de saúde pelo MEI. Entretanto, para solicitar um convênio dentro dessa modalidade, é necessário comprovar, no mínimo, seis meses de atividade. Além disso, o CNPJ precisa estar ativo e as contribuições com o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) devem estar em dia.

O plano de saúde para MEI não é individual, e a quantidade mínima de vidas varia entre as operadoras. Em geral, é exigido duas ou três vidas para ter acesso ao plano, e esses dependentes podem ser familiares ou funcionários, caso o MEI tenha um colaborador.

Quais documentos são solicitados? 

Como dito anteriormente, é necessário comprovar que o MEI está ativo. Essa medida foi criada pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) para evitar fraudes na contratação dos planos. Por isso, tenha em mãos:

  • a inscrição no órgão competente. No caso do MEI, isso é obtido na solicitação do CNPJ, e o CCMEI (Certificado da Condição de Microempreendedor Individual) pode ser usado como comprovante,
  • o registro ativo na Receita Federal — basta consultar o site do próprio órgão e inserir o CNPJ para verificar a situação da empresa.

Como escolher um bom plano?

Assim como em um plano de saúde tradicional, será necessário fazer muitas pesquisas para encontrar a melhor opção para o MEI. Se possível, crie uma tabela para comparar alguns fatores, visualizando as vantagens e as desvantagens oferecidas por cada convênio. Veja alguns pontos que devem ser considerados.

Preço

Muitas pessoas procuram por plano de saúde para MEI e preço. Você sabia que a diferença entre um serviço individual e MEI pode ser de 35%? Portanto, vale a pena pesquisar todas as opções disponíveis no mercado e analisar os benefícios que elas oferecem. Entretanto, lembre-se: o valor mais baixo, nem sempre é o melhor.

Rede credenciada

Para escolher um bom convênio, pesquise a rede credenciada a ele. Ou seja, verifique quais hospitais, laboratórios e clínicas você poderá usar. Vale lembrar que, muitas vezes, preços mais baixos significam uma rede credenciada escassa, o que não é muito vantajoso.

Abrangência

Existem diversos tipos de plano de saúde, e a abrangência é um fator que pode influenciar no preço. Portanto, antes de contratar um convênio, verifique se ele é de cobertura nacional ou estadual e veja qual das opções faz mais sentido para você.

Carência

O plano de saúde para MEI é está na categoria empresarial para poucas vidas. Por isso, a ANS permite que as instituições cobrem um período de carência. Isso significa que o beneficiário pode ter que esperar um determinado tempo para ter acesso a consultas e exames médicos.

Cobertura

Nem sempre o plano de saúde barato oferece as melhores opções de atendimento. Por isso, veja o tipo de cobertura que está sendo ofertado pelo convênio. 

A opção laboratorial cobre consultas médicas e emergências, mas não abrange internações e cirurgias. Já o plano hospitalar oferece esses dois últimos serviços, mas não inclui consultas e emergências.

Coparticipação

Outra opção que pode ser interessante são os planos que oferecem coparticipação. Nesses casos, a mensalidade do plano de saúde para MEI costuma ser mais baixa, uma vez que será necessário pagar um valor no momento do atendimento. Em geral, os convênios possuem uma tabela que mostra quanto é cobrado em cada tipo de atividade.

Conheça as vantagens do POP Saúde

Agora que você já sabe que empresa MEI pode ter convênio médico, chegou o momento de escolher a melhor opção para a sua saúde. Com o POP Saúde, você tem acesso a serviços de qualidade com um valor que cabe no seu bolso. Os preços são a partir de 5 reais e você ainda consegue 20% de desconto na compra de remédios. Conheça nossos benefícios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *