Certos termos relacionados ao universo da saúde são bastante conhecidos, como o check-up médico. Porém, mesmo se tratando de uma expressão tão comum, muitas pessoas desconhecem a real importância desse método de prevenção. Por isso, separamos informações essenciais sobre o assunto.
Na verdade, o check-up é a realização periódica de uma avaliação médica. Cada acompanhamento tem exames específicos, de acordo com a idade, o sexo e o histórico de saúde pessoal e familiar do paciente. O hábito ajuda a prevenir doenças ou diagnosticá-las precocemente, o que facilita determinados tratamentos.
Com que frequência devo fazer um check-up médico?
A frequência dessa avaliação de rotina deve ser definida pelo clínico geral ou especialista que acompanha o paciente, a depender do estado de saúde da pessoa. Contudo, na maioria dos casos, o recomendável é realizar o check-up médico completo a cada um ou dois anos para adultos saudáveis.
Já para pacientes com problemas crônicos (como câncer, diabetes e hipertensão), o mais indicado é fazer o check-up a cada seis meses. No caso de fumantes ou pessoas em situação de risco para alguma doença, como obesidade, sedentarismo e colesterol elevado, a frequência muda para uma vez por ano.
Quais são os exames realizados no check-up médico?
Geralmente, os exames para check-up masculino e feminino servem para verificar o funcionamento de órgãos como fígado, rins e coração. Além disso, ajudam a identificar alterações no sangue. São exames de glicemia em jejum, hemograma, triglicerídeos, creatinina e ureia, etc.
Outras avaliações mais comuns podem ser solicitadas, como exames de colesterol, urina e fezes. Dependendo do estado de saúde da pessoa, o profissional pode submeter também exames radiológicos (ultrassonografia, raio-X, eco e eletrocardiograma) e até mesmo testes oftalmológicos.
Qual médico devo procurar para realizar meu check-up?
Normalmente a solicitação é feita pelo clínico geral, que pode dar direcionamento a profissionais de áreas específicas. Um bom exemplo é a realização exames de check-up feminino completo. Certas avaliações, como papanicolau, vulvoscopia, ultrassonografia de mamas e transvaginal podem ser solicitadas anualmente pelo ginecologista.
Por outro lado, a lista de exames para check-up masculino para homens com mais de 40 anos traz exames específicos. A ultrassonografia da próstata e a dosagem do hormônio PSA são sempre recomendadas. Há também uma atenção maior para pessoas com risco de doenças do coração, atendidas por cardiologistas.
Quando começar a fazer o check-up?
“Agora eu já sei qual médico faz o check-up, mas quando começar com esse hábito?”. A recomendação é que principalmente pessoas com mais de 35 anos passem a realizar esse cuidado com a frequência que indicamos. Entretanto, isso não exclui os mais jovens de realizar consultas preventivas regularmente, além de levarem uma vida saudável.
Se você já tem o costume de realizar check-ups regularmente, a principal dica é seguir à risca as determinações médicas. Afinal, de nada adianta manter o acompanhamento em dia e deixar hábitos de saúde, como boa alimentação e atividades físicas, de lado. Outra sugestão é contar sempre com o histórico de exames para futuras avaliações.
Faça seu check-up médico com o Pop Saúde!
Para quem quer começar a fazer o acompanhamento, mas não sabe onde fazer check-up médico, o Pop Saúde é uma excelente alternativa. A assinatura do serviço garante a realização de consultas médicas e exames laboratoriais sem a necessidade de contratar um plano de saúde.
Além disso, fazer parte do Pop Saúde é bem fácil. Basta realizar o cadastro e ativar a assinatura, depois contar com o aplicativo sempre à mão e usar os serviços. O atendimento acontece em clínicas particulares por um preço acessível, e dá para contar com benefícios como a compra de remédios com 20% de desconto garantido!