Seja ao perceber sintomas de alguma doença ou como forma de prevenção, as consultas médicas têm um papel fundamental em nossa saúde. Com o atendimento, identificam-se problemas e, assim, determinam-se possíveis soluções. Além disso, elas são uma boa forma de receber orientações do especialista para hábitos mais saudáveis.

Mas, mesmo se tratando de uma prática bastante rotineira, é comum que as pessoas tenham algumas dúvidas em relação à consulta médica. Por isso, separamos informações que podem te ajudar a escolher o profissional adequado, a se preparar para uma consulta e outros detalhes importantes. Acompanhe!

Como escolher o especialista da minha consulta?

Existem diferentes especialidades médicas e algumas formas de definir o profissional que pode atender você em uma consulta inicial. Certos problemas de saúde têm sintomas específicos e isso ajuda na escolha. Por exemplo: uma pessoa com acne pode optar pelo atendimento de um dermatologista.

No entanto, boa parte das doenças comuns não possuem sintomas tão específicos. Quando isso acontece, o recomendável é marcar a consulta com um médico clínico geral. Após a avaliação do paciente, ele vai determinar qual a melhor especialidade médica para tratar o problema.

Qual a diferença entre consultas médicas e check-up?

Além das especialidades de médicos, muitas pessoas ficam em dúvida sobre as diferenças entre uma consulta médica e um check-up. Contudo, é bem fácil diferenciá-los. Isso porque a consulta é um atendimento específico, geralmente solicitado pelo paciente para diagnosticar e tratar determinados sintomas de saúde.

Já o check-up consiste na realização periódica de uma avaliação médica. O hábito tem como objetivo prevenir doenças ou diagnosticá-las em seu estágio inicial, o que facilita determinados tipos de tratamentos. Na maioria dos casos, esse acompanhamento também é feito com o clínico geral.

Como realizar consultas médicas e exames?

Atualmente, existem diversas formas de realizar consultas médicas, check-ups e até mesmo exames de saúde. Além da tradicional ida a um hospital ou clínica popular, é possível optar por outras formas de agendamento, como de serviços semelhantes ao do Pop Saúde. Nesse caso, basta escolher uma clínica médica próxima e o horário mais conveniente.

Com tais agendamentos, é possível realizar diferentes tipos de atendimento médico sem precisar esperar em filas, economizando tempo. O mesmo vale para os exames e os teleatendimentos, que podem ser marcados em poucos cliques. Um ponto muito atrativo é que o serviço também oferece uma consulta médica barata e sem burocracias.

Como funciona o processo de retorno das consultas?

Após a realização de uma consulta particular, pode ser solicitado pelo médico um retorno, tanto para a análise de resultados de exames como para uma nova avaliação do estado do paciente. Nessas situações, a pessoa deve seguir as orientações do especialista quanto ao que levar para o atendimento.

Isso porque em determinadas consultas de retorno, o médico pode precisar do histórico de saúde do paciente, como exames antigos. Por isso, muitos especialistas recomendam que a pessoa guarde resultados de avaliações e testes, já que estes facilitam diagnósticos, acompanhamentos e tratamentos futuros.

Agende consultas médicas e exames no Pop Saúde

Pronto. Agora você já sabe detalhes importantes sobre as consultas médicas e o quanto elas são essenciais para o diagnóstico e a prevenção de problemas de saúde. Além do mais, descobriu formas práticas de agendar o seu atendimento. Portanto, não perca tempo e marque já a sua consulta.

Com o Pop Saúde, é possível marcar consultas com diversos especialistas a preços que cabem no seu bolso. O serviço também permite a realização de exames laboratoriais e a compra de remédios a preços especiais. Faça seu cadastro e aproveite todos os benefícios!

Confira a cobertura e preços do POP Saúde