Telemedicina

Telemedicina

Saiba o que é e como funciona

Com os avanços da tecnologia, novas modalidades de atendimento passaram a ganhar força e facilitar a vida de médicos e pacientes. Um desses casos é a telemedicina, que desde o seu surgimento tem contribuído para grandes avanços, como tornar os acompanhamentos de saúde acessíveis a qualquer hora ou lugar.

Mas, afinal de contas, o que é telemedicina? Como ela funciona? Quais são suas especialidades? Essas são apenas algumas das perguntas mais comuns sobre essa modalidade de atendimento médico. Por isso, separamos todas as informações necessárias para você entender melhor o assunto. Acompanhe!

O que é a telemedicina?

Se você se pergunta o que significa telemedicina, saiba que essa é uma forma de atendimento que oferece suporte ao diagnóstico de saúde de forma remota. De acordo com o Conselho Federal de Medicina, a especialidade consiste no exercício da medicina por meio de metodologias interativas de comunicação audiovisual e de dados.

O método é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde desde a década de 1990, e é indicado principalmente para casos em que a distância é um fator crítico para a realização de consultas. Cabe destacar que, com o desenvolvimento de novas tecnologias, cada vez mais mais serviços podem ser realizados, com diferentes especialidades disponíveis.

Como funciona a telemedicina?

Muita gente tem dúvidas sobre como funciona telemedicina. Afinal, como um paciente pode ser examinado à distância? A resposta está na combinação de equipamentos digitais, acesso à internet e atuação de especialistas qualificados. Uma etapa muito comum nesse contexto é a chamada teleconsulta.

No serviço de assinatura do POP Saúde, por exemplo, o paciente pode solicitar essa consulta por vídeo. As videoconferências são realizadas com um clínico geral para a avaliação de condições de menor gravidade. O atendimento é muito prático e seguro, sem a necessidade de deslocamentos.

Vantagens da telemedicina

A necessidade de se realizar exames e diagnósticos à distância explica muito de como surgiu a telemedicina. Isso porque o histórico desse conceito remete ao século XIX, quando foram realizados os primeiros registros oficiais de transmissão de informações médicas através do telégrafo.

Com o telefone, os serviços de fax e a chegada da internet, os benefícios da telemedicina ganharam ainda mais destaque. A metodologia garante não só formas práticas de teleconsulta, como redução de custos, agilidade no repasse de laudos e armazenamento de informações de saúde de forma segura e restrita na internet.

Como se preparar para uma teleconsulta?

Sem dúvidas, o serviço de teleconsultas é uma das grandes facilidades do conceito de telemedicina no Brasil. Cada vez mais pessoas procuram o atendimento pela internet pela sua praticidade sem igual. Isso sem levar em consideração fatores como não precisar sair de casa, enfrentar filas e outras situações comuns em consultas presenciais.

Entretanto, como se preparar para uma consulta por videoconferência? O ideal é que o paciente tenha conexão com a internet no momento da chamada e esteja em um lugar calmo, para que possa ser atendido de forma clara e segura. Ao conversar com o médico, ele recebe orientações específicas de acordo com o tipo de atendimento.

Faça sua consulta com o POP Saúde

Agora que você conhece bem todos os detalhes da telemedicina, já pode incluir esse método tão importante entre as suas opções de atendimento médico. Afinal, não há nada melhor do que cuidar do nosso bem-estar de forma prática e acessível.

Por isso, aproveite e faça agora mesmo seu cadastro no POP Saúde. Com nosso serviço, você garante exames e medicamentos a preços especiais, além de contar com consultas por vídeo e orientação de saúde 24 horas, sempre com os melhores profissionais e preços que cabem no seu bolso. Aproveite